Carta aos Cooperados
Prezado(a) Cooperado(a),
A Unimed Campinas tem se dedicado, de forma ainda mais intensa, a apoiar todos os públicos de relacionamento com a Cooperativa.
Desta forma, não tem medido esforços em avaliar o cenário mundial e regional e tomar ações rápidas, que possibilitem minimizar os impactos significativos que esta crise, sem precedentes, pode causar em nossa organização como um todo.
Em poucos dias, toda a estrutura organizacional passou por mudanças, de forma a mantermos nosso atendimento administrativo, melhorar processos, mesmo que à distância, e ratificar nosso papel como empresa de saúde que somos.
Com o objetivo de manter nossa transparência, a comunicação foi reforçada e as ações foram fortalecidas, as quais divulgamos abaixo:
Aos cooperados:
É preocupação da gestão oferecer aos médicos cooperados e seus familiares a melhor assistência neste momento, deliberando por:
-
Estudar formas de auxílio financeiro. Já estão em análise, de forma prioritária, algumas possibilidades de apoio financeiro, tendo em vista este período de modificação no ritmo de trabalho de, praticamente, todos os cooperados, estabelecendo-se prioridades para casos de adoecimento, impossibilidade de produção e correlacionando as ações aos compromissos financeiros da Cooperativa (TAOEF, margem de solvência, entre outros) e limites financeiros (preocupação com nosso fluxo de caixa e repercussões no impacto das receitas da Cooperativa) de forma a garantir decisões seguras;
-
Providenciar local de atendimento preferencial aos cooperados e familiares tanto em consultas quanto em eventuais casos de internação. Neste caso, os serviços próprios são de fundamental importância e a qualidade de nosso corpo clínico e médicos especialistas será fundamental;
-
Aumentar, ainda mais, a comunicação entre a Cooperativa e os cooperados, de forma que possamos nos apoiar e preservar nossos bens maiores;
-
Ressaltar que a Unimed Campinas não faz ingerência sobre o trabalho médico dos cooperados (nem dos serviços credenciados), mas sim recomenda para que sigam as orientações dos órgãos oficiais: Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Saúde de Campinas no que se refere à realização de consultas e procedimentos eletivos, não expondo, desta forma, os beneficiários a riscos desnecessários.
Aos beneficiários:
Como empresa de saúde referência em nossa região e marca reconhecida pela qualidade e ética, a Unimed Campinas tem mantido como ações:
-
Comunicar não só os beneficiários clientes pessoa física e empresas, mas também a comunidade, enfatizando nosso papel social. Nesse sentido, foram usadas as mídias convencionais, redes sociais e canais diretos com os clientes;
-
Manter os atendimentos prestados administrativamente, desestimulando a presença física e facilitando os processos remotos, bem como orientar sobre os atendimentos assistenciais para que permaneçam na forma mais segura;
-
Apoiar as empresas clientes nas divulgações de informações confiáveis e encaminhamentos necessários;
-
Oferecer o serviço de Teleorientação, recém contratado pela Cooperativa, que será disponibilizado de forma imediata (orientações com enfermeiros e médicos, quando preciso).
À rede credenciada assistencial:
Tanto os serviços próprios quanto os credenciados devem se unir neste momento, de forma a termos clareza das disponibilidades e contingenciamentos necessários de acordo com a demanda. Para tanto, algumas ações importantes:
-
Mapear junto aos hospitais a disponibilidade de leitos de UTI’s e suas respectivas infraestruturas;
-
Ampliar o serviço do HUC – Hospital Unimed Campinas, passando dos atuais 20 leitos de UTI para 30 leitos (com aquisição de ventiladores e demais recursos) se houver demanda;
-
Aumentar a quantidade de UTI’s móveis no transporte pré-hospitalar (Help);
-
Autorizar ações que assegurem a manutenção dos plantões nos prontos atendimentos da rede, considerando os grupos de risco envolvidos.
Muitas outras providências já foram tomadas, envolvendo também nossos funcionários, para os quais estão mantidas as atividades na modalidade de home office, quando possível. Também a comunidade e nossos trabalhos de responsabilidade social estão sendo impactados, de forma positiva, mostrando, mais uma vez, nossos valores e princípios éticos.
A gestão da Unimed Campinas não poupará esforços para que este momento de crise possibilite ainda maior reflexão de seu papel vocacional e importância na sociedade e na comunidade nas quais está inserida.
Gostaríamos ainda, que os cooperados que tenham disponibilidade, enviem à área de Gestão do Relacionamento com Cooperados, nome e contato, de forma que tenhamos um banco de dados dos interessados em caso de necessidade de médicos para composição das equipes de atendimento (triagem, UTI’s, enfermaria ou algum outro suporte necessário).
Acreditamos que, somente a união em torno da Cooperativa, nos possibilitará minimizar as consequências e efeitos, ainda desconhecidos, de todo este momento difícil e inusitado ao qual a humanidade está exposta.
Atenciosamente,
Dr. João Lian Júnior
Diretor Presidente
Dr. Gerson Muraro Laurito
Coordenador do Conselho de Administração