
Orientações Testes – COVID-19
Unimed Campinas
Mediante às incertezas referentes a COVID-19, ressalta-se a importância da rede credenciada trabalhar de forma extremamente técnica a fim de mitigar eventuais equívocos nos diagnósticos do novo coronavírus.
Atualmente, a Unimed Campinas está com uma alta taxa de testes rápidos ou PCR, solicitados de forma precoce, para COVID-19, cujos resultados são negativos. No entanto, estes mesmos beneficiários estão refazendo o teste dentro de 3 a 4 dias com resultados positivos.
Desta forma, é de extrema importância atentar-se ao fato que os testes rápidos devem ser realizados entre 8 a 14 dias de contato com pessoas sabidamente positivas e que ainda assim, existe um risco de falso negativo em torno de 30%.
Além disso, os testes de PCR somente devem ser realizados preferencialmente entre 3 e 5 dias do início dos sintomas de COVID-19, pois será o momento de maior chance de detecção do vírus no paciente.
As coletas realizadas fora deste período mencionado apresentam maior risco de falsos negativos e podem aumentar o risco de contaminação de outras pessoas, haja vista que, após um resultado negativo, as mesmas estarão liberadas para retornar ao trabalho.
Uma vez que haja a continuidade dos sintomas, estes mesmos pacientes passarão por novas consultas, aumentando de forma continua o serviço, pois se submeterão a nova coleta de material para testes.
A equipe de enfermagem da Teleorientação, ao receber a solicitação de guia para coleta de PCR para COVID-19, somente realizará o procedimento se o paciente se encaixar na regra de 72h sintomático. Caso contrário, os pacientes serão orientados a retornar, posteriormente ao período mencionado, para coleta de exames. Os mesmos serão monitorados via Teleorientação.
O retorno do paciente à rotina de trabalho e relacionamento familiar se dará somente após finalizados 14 dias de quarentena do início dos sintomas e desde que o paciente esteja assintomático por período igual ou superior a 72 horas.
Ao final de 14 dias do início dos sintomas, se o paciente ainda estiver sintomático, ele deverá prolongar o período de quarentena e retornar à rotina apenas se estiver assintomático por período igual ou superior a 72 horas.
Desde que observadas estas orientações para retorno à normalidade, não há necessidade de nova coleta de exames referentes ao COVID-19.
Assim, a Unimed Campinas divulga tais orientações com o intuito de conscientizar sua rede credenciada em relação aos testes rápidos e PCR.