top of page
boletim_01_banner_interno_app_1905x417px

Novos

Cooperados

Desde 2008 a Unimed tem implementado o Processo de Seleção Pública para ingresso de novos cooperados que adota uma análise técnica para definição do número de vagas, sempre considerando a necessidade assistencial dos beneficiários e a sustentabilidade da Cooperativa. 

Além do ingresso regulamentar, em que os candidatos passam por processo de seleção, prova, análise curricular, curso de cooperativismo e, se aprovados, passam a compor a rede credenciada, tem havido alguns ingressos por demanda judicial. Neste segundo caso, médicos que não aceitaram as regras estatutárias, não atenderam as exigências do Contrato Social ou foram reprovados na Seleção Pública, buscam o Judiciário para ingresso na Unimed e passam a ter todos os benefícios de ser cooperado. 

boletim_01_foto_interna_novoscooperados_

As especialidades mais atingidas são aquelas com maior procura, como oftalmologia e ortopedia, trazendo desequilíbrio nestes setores. O ingresso pela via judicial causa desgaste à Cooperativa, riscos de responsabilidade civil no caso de falhas na prestação de serviços pelos prepostos e deve ser desestimulado. Nosso departamento jurídico faz trabalho árduo na defesa e reversão destes ingressos.

 

Em todo ingresso, o candidato precisará de Cartas de Apresentação de dois sócios cooperados, que passam a responder solidariamente por perdas e danos que possa haver no descumprimento das obrigações e deveres do indicado. É muito importante que o cooperado entenda este processo e reflita sobre a concessão da Carta de Apresentação.

 

Todos têm responsabilidade na proteção da cooperativa.

boletim_01_rodape_v1.png
bottom of page