Sinistralidade
É o indicador que aponta a relação entre a receita arrecadada e os valores gastos diretamente com os cuidados da saúde dos beneficiários (custos assistenciais).
Mede, portanto, a relação do faturamento total da Unimed Campinas com os gastos com a saúde de seus clientes e mede a mesma relação em cada contrato de forma individual. Trata-se de um importante norteador financeiro da Cooperativa, servindo de base para mensurar o resultado operacional.
Receita = faturamento dos clientes empresariais e pessoas físicas
Despesa = todos os custos assistenciais (consultas, exames, internações, materiais e medicamentos)
Por meio desta relação, são calculados os reajustes de contratos empresariais, mas, principalmente, a definição de reajustes nas tabelas de honorários médicos, remuneração da rede credenciada, cálculo da margem de solvência e contabilização das sobras.
A meta orçamentária para 2019 é de 86,5% de sinistralidade, mas os indicadores atuais apuram uma sinistralidade (acumulada até julho/2019) de 89%.
Cabe uma importante reflexão sobre a prática de uma medicina de qualidade, mas sem desperdício.
Para ter acesso às informações do desempenho dos últimos dois anos, acesse o indicador no Canal do Cooperado ou no aplicativo.
Passo a Passo:
Canal do Cooperado > Dados de Produção > Indicadores de Desempenho > Sinistralidade
Para instalar o app, basta entrar na loja do seu celular e baixá-lo. Acompanhe o passo a passo e não deixe de ter as informações também na palma das mãos.